Anúncios

terça-feira, 5 de abril de 2011

Desejos Imorais

Nada é mais pertubador do que ser atormentado pelos seus desejos mais imorais. Imorais no sentido real da palavra, ou seja, contrários ao que a sociedade estabelece como moral.

No entanto, o fato de serem imorais não significa que sejam errados, visto que a sociedade apenas tem uma falsa autoridade sobre a verdade, não sendo detentora da mesma.

O que a sociedade determina como moral, inclusive a moral religiosa, visa unicamente o bem comum, uma satisfação que agrade a maioria das pessoas. Aos que não seguem a moral sobrevem a punição da sociedade, que sempre resulta numa separação do indivíduo do meio comum em que vive. Separação essa que pode ser forçada e física, ou apenas uma separação social em que o indivíduo, apesar de ter a sua liberdade, é isolado da sociedade, separado da mesma, onde qualquer tentativa de reconexão é frustrada.

Nada o impede, porém, de cultivar esses desejos imorais. No seu silencio interior. Tendo consciência das consequências de sua realização.

A moral sempre existe, porém muda conforme a época e o contexto em que se insere, e tem sido cada vez mais independente de imposições autoritárias.

Um mundo sem moral seria aparentemente caótico, porém, na realidade, seria ordeiro. Ordeiro em virtude da lei do mais forte, que, no natural, não segue a nenhuma moral.

A moral fez de nós o que somos hoje. A moral permitiu o desenvolvimento da civilização, a tecnologia e a globalização. Resta saber se as privações impostas pela moral valeram a pena. Sabe-se que elas trouxeram o que convencionou-se dizer "qualidade de vida". Contudo, não se pode afirmar de forma veemente, que esta qualidade de vida tornou o homem mais feliz.

O homem feliz é aquele que não tem desejos imorais, logo, é bem aceito pela sociedade e não sofre para ser aceito pela mesma. O homem feliz também é aquele que consegue realizar os seus desejos imorais, porém, devido a sua astúcia ou a outros fatores, não é punido pela sociedade. Sendo que o primeiro é mais feliz que o outro, pois, não tem preocupações. Este último, apesar de ser feliz, vive em constante tensão pelo medo da punição social, o que o impede de obter a felicidade plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário