Anúncios

sábado, 4 de dezembro de 2010

Reta Final do Brasileirão 2010

Às vésperas da última rodada da Série A do Brasileirão 2010, aguardo com satisfação a sacramentação do meu erro. Pois, eu que a 3 meses atrás havia previsto neste blog que o Corinthians seria pentacampeão, que o Brasileirão 2010 estava arranjado (em virtude dos negócios existentes entre Ricardo Teixeira e Andrés Sanchez) observo, assim como os torcedores mais realistas, que dificilmente o Fluminense não conseguirá vencer o Guarani (já rebaixado para a série B) no Engenhão lotado no próximo domingo.

E tudo isso graças à competência do técnico Muricy Ramalho, indiscutivelmente, o melhor técnico da era dos tempos corridos. O mesmo Muricy Ramalho que foi tricampeão com o São Paulo (2006, 2007 e 2008) e vice-campeão com o Internacional (2005) está prestes a levar o Fluzão ao bicampeonato após 26 anos sem levantar a taça de campeão. 

Uma defesa bem arrumada, um meio campo com características mais defensivas, porém, com um alto poder de criação, apesar de não ter um grande craque na armação das jogadas (o Conca, a meu ver, não é um meia de armação por excelência), além de um ataque poderosíssimo com destaque para Fred, Wasghinton,  Emerson e Rodriguinho. No conjunto, o Fluminense é superior aos seus concorrentes diretos ao título, Corinthians e Cruzeiro, além de ter um comandante melhor preparado.

Na disputa contra o rebaixamento não há grandes surpresas, Grêmio Prudente, Goiás e Guarani já estão rebaixados e muito provavelmente o Atlético-GO será o último a cair, visto que terá que enfrentar o Vitória, outro candidato ao rebaixamento, no estádio Barradão, a casa do Vitória. 

Na luta pela última vaga à Libertadores 2011 a disputa será no estádio Olímpico na partida entre Grêmio e Botafogo, que são os dois concorrentes. Então restará ao vencedor (no caso de empate a vaga é do Grêmio) esperar até a próxima quarta-feira, dia 8, a decisão da Copa Sul-Americana, torcendo para que o Independiente, da Argentina, fique com o título. Toda essa indecisão se deve a Commebol quando determinou que o Brasil poderá ter somente 6 vagas na Libertadores, mesmo que o campeão da Sul-Americana seja um time brasileiro.

Devo destacar a boa campanha do Atlético-PR, que até a penúltima rodada ainda estava na disputa por uma das vagas à Libertadores 2011, o mesmo Atlético que no ano passado ficou próximo do rebaixamento. 

O Palmeiras que não conseguiu se reerguer com o Felipão, demonstra mais uma vez que o seu problema está no elenco e, principalmente, na diretoria, que dá forma ao elenco. Digo isso em razão dos grandes treinadores que passaram pelo verdão nos últimos anos e não conseguiram reerguê-lo, como Vanderley Luxemburgo, Luis Felipe Scolari e o próprio Muricy Ramalho.

Na Série B ocorreu o meu grande erro, quando afirmei que o Náutico estava garantido na Série A 2011 devido a sua regularidade. Enquanto poucas rodadas depois o mesmo começou a sofrer várias sequências de derrotas, colocando-o na disputa contra o rebaixamento nas últimas rodadas. O Figueirense, enfim conseguiu o retorno à Série A, depois de bater na trave no ano passado, o Coritiba foi campeão pela segunda vez em quatro anos. O Bahia, após 7 anos, retorna a série A do Brasileirão, mas, o América-MG fez mais, conseguiu o retorno a Série A após 9 anos de fila. Entre os rebaixados, nenhuma surpresa, América-RN, Ipatinga e Brasiliense vinham tendo más campanhas nas últimas edições, e o Santo André, pela falta de dinheiro, pegou o elevador Série A => Série B => Série C.

Na Série C vimos que entre os times tradicionais do futebol brasileiro que disputavam, Criciúma e ABC-RN conseguiram subir à Série B, o ABC, inclusive, conquistando o título. Enquanto que o Paysandú e Fortaleza não obtiveram êxito. O Paysandú, aliás, completou 4 anos de agonia e decepção na Série B. Além de Criciúma e ABC, Salgueiro-PE e Ituiutaba-MG também subiram à Série B. Importante não esquecer o rebaixamento do Juventude-RS para a Série C, acompanhado do Gama, São Raimundo-PA e Alecrim-RN.

Na Série D, houve uma grande decepção, pois, Remo e Santa Cruz, dois times de muita tradição no futebol brasileiro e com torcidas imensas e apaixonadas, ficaram muito longe do acesso à Série B, sendo eliminados antes das quartas-de-final. Os times que conseguiram o acesso foram o Guarany-CE, campeão, América-AM, vice, além de Araguaína-TO e do Madureira-RJ, este último que foi para eu uma agradável surpresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário